Curso de resposta a Emergências Humanitárias

Com o aumento exponencial e global de conflitos armados e desastres relacionados com as alterações climáticas, a necessidade de responder de forma eficaz, indo de encontro às reais necessidades das populações é também uma urgência.

Atualmente assistimos a crises humanitárias cada vez mais complexas. Inundações, tempestades tropicais, seca extrema, fome, epidemias e conflitos armados são cenários atuais em várias zonas do planeta, cenários agravados devido à pandemia da COVID-19.

A La Cooperativa Humanitária e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade Nova de Lisboa pretendem continuar a fortalecer a ação humanitária através do ensino e conhecimento baseado em evidência. Nesse sentido, lançamos a 4ª Edição do Curso de Resposta a Emergências Humanitárias. Esta edição tem início no dia 27 de Abril de 2022, com a duração de 5 semanas. É um curso totalmente online, com sessões síncronas no Zoom e trabalho autónomo dos participantes.

 

Objetivos

Capacitar e formar profissionais para a atuação em situação de emergência humanitárias, com ênfase nas situações de desastre.

Conhecer os principais elementos e os problemas de saúde e humanitários que sofrem as populações vítimas de conflitos, epidemias, crises nutricionais e desastres naturais nos países em desenvolvimento.

Conhecer e ser capaz de aplicar os diferentes tipos de resposta que as organizações humanitárias oferecem a estas diferentes crises, a fim de reduzir a mortalidade e morbilidade, aliviar o sofrimento e melhorar as condições de vida destas populações (nutrição, saúde, água e saneamento, refúgios …)

 

Destinatários

Licenciados com especial interesse na área humanitária.

 

Inscrições através do link:

https://www.ihmt.unl.pt/education/resposta-a-emergencias-humanitarias/

 

Propina

Inscrições até 31 de março – 350 euros

Inscrições até 13 de abril – 400 euros

 

Informaçõ

secensino@ihmt.unl.pt

info@cooperativahumanitaria.org

 

 

Imagen: 
Curso de resposta a Emergências Humanitárias